segunda-feira, 14 de novembro de 2011

As Castanhas

É dia de S. Martinho
É a festa das castanhas
Em vez de Sol há chuva
É Outono, ninguém estranha. Castanhas Dia 11 de Novembro é Dia de S. Martinho e como tal era impossível não falar de castanhas e das maravilhosas receitas que existem para experimentar.
A castanha encontra-se dentro do ouriço, o fruto do Castanheiro. Este ouriço cai no inicio do Outono, sendo apanhado e retirada a castanha. Apesar de ser uma semente, ela é extremamente nutritiva tendo sido usada por vários povos como substituto de outros alimentos como o pão ou a batata. Por cada 100 g a castanha tem o dobro das calorias e dos hidratos de carbono da batata, quase todos na forma de amido, tem mais proteína e 3 vezes mais fibra. Contém caroteno, riboflavina, tiamina, vitamina B6, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo e potássio. Não se deixe intimidar pelo seu valor calórico, só nesta altura é que a consumimos e as suas aplicações culinárias são imensas. É comum o consumo de castanhas assadas, cozidas ou adicionadas a pratos de carne. Aqui ficam outras receitas com castanhas para experimentar. Sopa de CastanhasLeve a cozer em lume forte 1 L de água (pode juntar um cubo de caldo de carne), 500 g de castanhas (pode usar congeladas), 2 talos de alho francês e deixe cozer. Bata o caldo com uma varinha e tempere com sal e pimenta. Junte uma chávena de leite (a quantidade pode variar com a consistência desejada) e quando levantar fervura retire do lume. Sirva no prato com umas folhas de salsa ou hortelã ou um fio de natas. Mousse de castanhasCoza 350 g de castanhas (pode usar congeladas) em água e sal. Escorra e reduza a puré juntamente com 1 pacote de natas. Junte 3 gemas e 100 g de açúcar e misture. Bata 3 claras em castelo e envolva. Leve ao frigorífico no mínimo 3 horas antes de servir.
Se quiser cozer ou assar castanhas em casa, dê-lhes um golpe primeiro. Se assar polvilhe com sal grosso, se cozer, junte o sal à água.
Bom Magusto Fonte: Mariana Costenla
Nutricionista





Sem comentários:

Enviar um comentário