quarta-feira, 7 de agosto de 2013

“Eu Tenho Direitos”

 

Uma introdução aos direitos da criança
http://www.coe.int/t/dg3/children/News/20th%20Anniversary%20UN%20CRC_files/BrochureCR_Por.pdf

23_direitos_imagembrochura

Passaporte http://www.coe.int/t/dg3/children/pdf/Passport_Por.pdf

Alguns direitos importantes
Conhecimento Tens o direito de saber quais são os teus direitos. Os adultos devem conhecer os direitos da criança para poderem protegê‐los melhor.


Proteção As crianças têm o direito de ser protegidas contra qualquer tipo de violência.
Isto também significa que os adultos não podem dizer coisas que façam as crianças sentir que são inúteis ou que não têm valor.


Participação Tens o direito de dar a tua opinião e que os adultos te escutem e que levem a sério aquilo que dizes.


Justiça Tens direito a apoio legal e a um tratamento justo, num sistema judicial que respeite os teus direitos.


Educação Tens o direito de receber uma boa educação. Tens de poder ir à escola, ser encorajado a ter êxito e ir tão longe na escolaridade quanto conseguires. A tua educação deve ajudar‐te a desenvolver os teus talentos e capacidades, para poderes crescer e tornar‐te um adulto responsável e tolerante, alguém que viverá em paz e respeitará os direitos dos outros. Se tens necessidades
especiais por causa de alguma incapacidade, tens o direito de receber ajuda especial que te permita completar a tua educação e usufruir de todos ou teus outros direitos.


Saúde Tens direito a cuidados de saúde adequados, água limpa, alimentação saudável e um local limpo e seguro onde viver. Tens o direito de receber a informação que te permita estar bem. Tens também o direito de brincar, de te divertires e de participar na vida cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário